Produtos

Construção

O lugar certo para cada tomada

Você já quis ligar um aparelho em casa e não tinha uma tomada à disposição? Ou teve que usar benjamins (tê) ou extensores para poder utilizá-lo? Se você respondeu sim para estas perguntas, saiba que a quantidade de tomadas distribuídas na casa pode ter que ser repensada. Esses itens merecem uma atenção especial na hora de construir ou reformar um ambiente.

As extensões e benjamins, além de desperdiçarem energia, podem comprometer a segurança das instalações. Por isso, é preciso tomar cuidado ao utilizá-los devido às sobrecargas e curto-circuito. Toda tomada é projetada para uma capacidade específica que não pode ser ultrapassada.

Segundo a norma NBR 5410, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, cômodos com área de até 6 m² devem ter pelo menos um ponto de tomada. Em salas e quartos, um ponto a cada 5 metros e, em cozinhas, copas e áreas de serviço, um a cada 3,5 metros. No banheiro, a atenção é maior e a tomada deve ter uma distância de 60 cm do boxe.

construcao 01

Também é recomendada uma quantidade de pontos um pouco maior do que o mínimo calculado, para que, caso haja necessidade de mais utilização no ambiente, não seja preciso usar extensões.

Depois de projetar sua reforma ou construção, não se esqueça de passar na Wermar para conhecer as diversas linhas de plugs e tomadas disponíveis em nossa loja.