Produtos

Construção

Escolhendo a caixa d’água

Na hora de construir uma casa, devemos nos preocupar com todos os detalhes, principalmente com a escolha da caixa d’água. Um modelo com pouca capacidade pode dar muita dor de cabeça, por exemplo, caso ocorra algum problema no abastecimento na região ou o reservatório se esvazie no meio do banho.

caixa dagua

Mas qual é o tamanho ideal para sua residência? A conta é bem simples e ajuda bastante. Um morador gasta em média 150 litros/dia de água. Multiplique esse valor pelo número de moradores da sua casa e terá a quantidade de litros que sua caixa d’água precisará de capacidade diária.
O ideal também é comprar uma caixa d’água que armazene mais água do que a média diária. Para isso, adicione mais dois dias de reserva. Caso haja um problema na distribuição de água na sua rua ou bairro, você ainda terá água disponível.

Exemplo: em uma casa de 4 pessoas o resultado será: 150 x 4 x 2 = 1.200 litros

Conheça os materiais mais usados:

Fibra de vidro: fabricada de resina e fibra de vidro é utilizada para reservatórios com grande capacidade. Tem fácil manuseio, limpeza e instalação, mas não é resistente a impactos e perfurações.

Polietileno: possui capacidade de até 15.000 litros e proteção contra raio UV. É leve, mas, como a fibra de vidro, não é resistente a impactos e perfurações.

Aço inoxidável: Esse tipo de caixa não solta resíduos e a condução do calor não ocorre tão rapidamente como em outros materiais. Além disso, dispensa a limpeza pesada em seu interior.